Exemplo 1

Ciclo de uma só sequência

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Problema:

Considere um carro que se pode movimentar entre as posições A e B.

A presença do carro em A é representada pela variável Booleana a=1 e em B é representada por b=1. O carro é comandado por um botão m (m=1 quando pressionado). Inicialmente o carro está na posição A (repouso). As saídas do sistema de controlo são D e E (D=1, o carro desloca-se para a direita; E=1, o carro desloca-se para a esquerda). Com a utilização de Grafcets vão ser implementados os controladores lógicos que correspondem às seguintes situações:

Exemplo 1.1:

- Transição ascendente da variável m ('0' para '1' lógico) inicia a sequência.

As ações são contínuas e estão associadas às respetivas etapas.

Nota: Existem vários botões, por baixo do botão/interruptor m, que permitem controlar o decorrer da animação. Assim, para uma melhor compreensão da evolução do grafcet é possível pausar a animação e acompanhar a sua evolução passo a passo . A qualquer momento pode ser retomada a execução normal . O botão permite inicializar toda a animação.

Quando a variável m transita do valor ‘0’ para o valor ‘1’ lógico (apenas quando o botão é pressionado) o carro inicia o movimento e faz o percurso ABA. Qualquer que seja o valor do botão m quando o carro chega a A, este pára e espera pela próxima mudança da variável m de ‘0’ para ‘1’.

Exemplo 1.2:

- Transição ascendente da variável associada ao interruptor m inicia a sequência.

O uso do interruptor permite verificar que a sequência apenas volta a ser executada quando este transita de '0' para '1' lógico.

Nota: Existem vários botões, por baixo do botão/interruptor m, que permitem controlar o decorrer da animação. Assim, para uma melhor compreensão da evolução do grafcet é possível pausar a animação e acompanhar a sua evolução passo a passo . A qualquer momento pode ser retomada a execução normal . O botão permite inicializar toda a animação.

Neste exemplo o botão m é substituído por um interruptor. Quando o interruptor é pressionado (variável m passa do valor ‘0’ para o valor ‘1’) o carro inicia o movimento e faz o percurso ABA. Independentemente do valor de m quando o carro chega a A, este para e espera pela próxima transição ascendente (de ‘0’ para ‘1’) da variável m. Uma lâmpada V é acionada quando o carro está em repouso.

Exemplo 1.3:

- Sequência inicia quando se liga o interruptor m.

- Aqui foi retirada a condição de transição da variável m, logo enquanto o interruptor estiver ligado a sequência está sempre a ser executada.

- Na situação do ponto anterior, as transições 3 e 1 vão ser disparadas sucessivamente (devido a m = 1) o que vai impedir a ação associada à etapa 0 (acionar a lâmpada V) de ser executada. Neste caso estamos perante uma ação fugaz onde as ações contínuas não são executadas devido à rápida evolução do grafcet, o mesmo não ocorre para as ações memorizadas.

Para terminar o ciclo é necessário desligar o interruptor.

Nota: Existem vários botões, por baixo do botão/interruptor m, que permitem controlar o decorrer da animação. Assim, para uma melhor compreensão da evolução do grafcet é possível pausar a animação e acompanhar a sua evolução passo a passo . A qualquer momento pode ser retomada a execução normal . O botão permite inicializar toda a animação.

Quando o interruptor é pressionado o carro inicia o movimento e faz o percurso ABA. Se m=1 (interruptor on) quando o carro chega ao ponto A, este continua o movimento para um novo ciclo ABA. Caso contrário pára. Uma lâmpada V é acionada quando o carro está em repouso.

Exemplo 1.4:

- A sequência têm início ao ligar o interruptor m.

- Como no exemplo anterior, enquanto o interruptor estiver ligado a sequência está sempre a ser executada.

- Para terminar este ciclo é necessário desligar o interruptor.

- A noção de ação fugaz está presente neste exemplo.

- As viagens efetuadas pelo carro são contabilizadas por um contador C. Este contador é incrementado na transição 3 - ação na transição.

- O contador ao atingir o valor 3 (máximo) mantém o carro em repouso. Isto acontece porque na transição 1 a condição do predicado [C<3], associada à recetividade, é falsa.

Quando o carro está no ponto B temos o exemplo de uma ação retardada (etapa 2). A ação de movimento do carro para a esquerda vai ser executada 1 segundo após a ativação da etapa correspondente.

Nota: Existem vários botões, por baixo do botão/interruptor m, que permitem controlar o decorrer da animação. Assim, para uma melhor compreensão da evolução do grafcet é possível pausar a animação e acompanhar a sua evolução passo a passo . A qualquer momento pode ser retomada a execução normal . O botão permite inicializar toda a animação.

É acionada uma lâmpada V enquanto o carro está na posição de repouso. Ao carregar no interruptor o carro inicia o movimento e faz o percurso ABA. Quanto atinge o ponto B o carro vai aguardar 1 segundo antes de regressar. Ao chegar ao ponto A se m=1 (interruptor on) o carro continua o movimento para um novo ciclo ABA, caso contrário pára. O carro está ainda limitado a um número fixo de viagens que pode efetuar (3 viagens).

Nota: Os textos das animações estão conforme o acordo ortográfico antigo.